Empresários precisam-se!

De acordo com o Expresso Online, Portugal perdeu cerca de 48 mil empresas nos últimos dois anos.

Infelizmente, a falta de empreendorismo tem prejudicado a economia nacional, já que são as micro, pequenas e médias empresas as responsáveis pela “agitação económica” de que o nosso país necessita. Para além disso, estas empresas davam emprego a outras pessoas, evitando que houvesse mais indivíduos no desemprego.

No entanto, o aumento de taxas e impostos, bem como o fraco poder de compra dos portugueses, fez com que algumas empresas fossem obrigadas a fechar portas, para não se endividarem mais. Daí que uma grande parte das pessoas, tendo em conta panorâma económico nacional, sinta receio de criar o seu próprio negócio e prefira depender de terceiros para poder trabalhar. Por vezes, as ideias são boas e as expectativas promissoras, contudo, o medo acaba por vencer.

Actualmente, os empregos não são para toda a vida, embora quem o tenha o queira preservar, acabando por resistir a qualquer tipo de ideia para a criação de uma empresa própria. Por outro lado, a responsabilidade de ter a cargo uma empresa, assim como pessoas a dependerem do seu sucesso, leva muitas pessoas a adiarem a ideia de implantar um negócio.

Para se criar uma empresa é necessário investir, o que por vezes conduz a empréstimos, que mais tarde são difíceis de pagar. Por isso, o mercado de trabalho continua a ser o mais procurado na busca de um emprego.

Trabalhar por conta de outrem continua a ser a opção escolhida pela maioria das pessoas – perante todas as preocupações e incertezas quanto ao mercado laboral, a verdade é que quem trabalha para uma entidade acaba por ter menos preocupações do que alguém que investe tudo num negócio que, dada a situação económica, pode não correr pelo melhor.

No entanto, é preciso afastar o pessimismo e apostar em novas empresas, obviamente, fazendo uma análise de mercado e avaliando os prós e contras.

O empreendorismo é necessário para incentivar a dinamização da economia.

Arrisque e crie aquele que pode ser um negócio de sucesso!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: