Trade Marketing

O trade marketing é entendido, na maior parte das vezes, como a promoção dos produtos nos pontos de venda. Apesar de esta ser uma das «tarefas» essenciais do trade marketing, os seus objectivos começam muito antes do apoio à venda por parte dos revendedores.
Tendo em conta que, antes de qualquer passo, é essencial garantir que os produtos estejam disponíveis nos espaços comerciais, o verdadeiro trade marketing começa com a venda para o revendedor – não só de produtos, mas também de ideias e planos comerciais.
Roberto Lira Miranda, consultor empresarial brasileiro e autor de vários livros na área do marketing, defende que os «gestores de produtos e gerentes de categorias, incluindo as áreas de planeamento e desenvolvimento de produtos, têm de estar comprometidos com esse propósito, para gerar produtos capazes de encantar não só os consumidores, mas, também, os canais de revenda».
Todos estes elementos têm de se empenhar verdadeiramente em campanhas capazes de gerar entusiasmo junto dos canais de venda e impulsionar a procura. Os esforços de promoção nas lojas só obterão os resultados esperados se apostarem no amadurecimento das mensagens promocionais e publicitárias nos meios adequados.
O trade marketing deve procurar sempre os melhores aliados que se encontram ao longo de todo o processo de revenda. Os revendedores devem poder olhar para os fabricantes não apenas como meros fornecedores, mas sobretudo como parceiros do seu negócio, capazes de contribuir para o reforço da imagem dos seus produtos, das suas vendas e, consequentemente, dos seus lucros.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: