Portugal tem um poder de compra 25% inferior à União Europeia

Os portugueses têm um poder de compra 25 por cento inferior à União Europeia (UE) a 27, de acordo com as estimativas preliminares referentes a 2006 divulgadas hoje pelo Eurostat.
Considerando a base 100, que é a média da União Europeia, Portugal apresenta um índice 25 por cento abaixo. O diferencial face à UE a 25 é ainda maior, com o índice da região a ascender a 104. Portugal surge assim como décimo segundo país com um poder de compra por habitante mais baixo, tendo sido, este ano, ultrapassado por Malta.
As estimativas são baseadas no Produto Interno Bruto (PIB) per capita e é expresso pelo índice de poder de compra standard, que funciona como uma unidade artificial que elimina as diferenças de preços entre os países. Com base no índice de poder de compra standard, é possível comprar o mesmo volume de bens e serviços em todos os países.
No final do mês de Junho de 2007, os resultados do Eurobarometro tinham dado conta que os portugueses estão entre os europeus mais pessimistas sobre a situação económica do respectivo país e apenas dez por cento consideram que é “muito boa ou boa”, contra os 52 por cento da média europeia.
Fonte: Revista Revismarket

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: