Marketing olfactivo

A procura de resultados crescentes e satisfatórios pede gestores e colaboradores sem medo de inovar. Enfrentar desafios futuros e destacar-se no panorama empresarial pode ser difícil, no entanto, as organizações devem estar preparadas para ir mais além.

Muitas são as técnicas de marketing utilizadas para conseguir vender um determinado produto, contudo, as mais frequentes nem sempre são as mais eficazes e por isso, existe a necessidade de encontrar novas formas de vender um produto ou um serviço.

A novidade é, sem dúvida, uma grande aliada do sucesso, visto que ao adoptar uma ideia nova, ou uma diferente forma de abordagem, pode conseguir captar a atenção do seu público-alvo.

A empresa Superideias trouxe para Portugal uma nova forma de marketing: trata-se do “marketing” olfactivo. Aromatizar lojas, cartões-de-visita, salas de reunião, exposições ou hotéis são algumas das potencialidades desta ferramenta que foi adoptada internacionalmente por marcas como a Sony ou os hotéis Sheraton.

“Este produto é oferecido através de uma parceria que estabelecemos com a empresa italiana Oikos Fragrances. Trata-se de uma novidade no País, pois os ambientadores vendidos actualmente têm solventes e são difundidos no estado líquido, enquanto os nossos estão no estado puro, sólido”, salientou Ana Peres, directora comercial da Superideias, em declarações ao Diário de Notícias.

Hospitais e transportes colectivos são outros locais onde se pode aplicar a aromatização. No caso dos hospitais, está a ser estudado, actualmente, um aroma que servirá para tranquilizar os doentes.

No nosso país, este conceito é pouco conhecido, mas a Superideias já fez trabalhos para exposições, feiras temáticas e andares-modelo de imobiliárias. Avança o Diário de Notícias.

De acordo com Ana Peres “o marketing olfactivo é um fantástico recurso que visa criar empatia entre os nossos clientes e os seus consumidores, transformando ambientes em situações coerentes ao conceito do seu negócio”. Trata-de de “uma potente ferramenta de marketing directo, promoção e de relações públicas”.Prepare-se para uma nova era de marketing!

Exemplos de sucesso:

A Nike testou o mesmo modelo de ténis, colocando-o em duas salas com a mesma ambientação, porém uma com fragrância floral mista e outra neutra. Resultado: 84 por cento das pessoas disseram ter gostado mais do calçado da sala perfumada. Os estudos mostraram que os cheiros de baunilha e lavanda são eficientes contra insónia e o cheiro de maçã verde, contra a enxaqueca.

No Casino do Hotel Hilton, de Las Vegas, a equipa do Smell Institut observou a quantidade de dinheiro apostado em três áreas diferentes, durante três fins-de-semana e constatou que com a introdução da fragrância certa, de aroma estimulante de confiança, as apostas cresceram 45,1 por cento e quando aumentada a intensidade da fragrância, 53 por cento.

Fonte: Diário de Notícias

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