O marketing nas PME’s

À semelhança das grandes organizações, as Pequenas e Médias Empresas (PME) têm várias necessidades ao nível das estratégias de marketing. Contudo, a maioria destas empresas não tem os mesmos meios, ou até os meios necessários, para avançar com grandes acções.
Ao nível das necessidades, podemos constatar que são muitas vezes semelhantes às das grandes empresas. Isto acontece ao nível da estratégia de marketing, dos estudos de mercado e da concorrência, do marketing de produto, do marketing de clientes e do marketing operacional.
O publicitário brasileiro Alessandro Basile, que desempenha funções de consultor de marketing para PME, definiu um conjunto de dez conselhos que podem ajudar as empresas de pequena dimensão a desenvolver uma estratégia de marketing, com meios reduzidos, ou à medida das suas possibilidades.

Atenção ao mercado: O sucesso do negócio reside numa atenção cuidada relativamente ao mercado, à concorrência e ao lançamento de novos produtos e tecnologias que podem ser úteis para a sua empresa.

Marketing a partir de “casa”: Criar um pequeno grupo dentro da própria empresa, com os funcionários mais envolvidos na estratégia de marketing, ou até mesmo com todos os trabalhadores, pode dar frutos. Agendar reuniões entre todos pode resultar na recolha de boas ideias.

Cliente mistério: Simular uma compra à própria empresa e também à concorrência pode revelar muito sobre o atendimento e sobre o desempenho de cada uma.

Imagem: Verificar se o logótipo e a imagem que se comunica são actuais. Por vezes, uma pequena mudança dá uma imagem mais moderna à empresa e com um baixo investimento.

Contactos: É importante manter contactos regulares com os melhores clientes e com os fornecedores principais.

Newsletter: A divulgação de uma newsletter periódica – em papel ou digital – é fundamental para manter o contacto com os clientes, ou potenciais clientes, e para divulgar as novidades da empresa, promoções ou outras informações relevantes.

Internet: A criação de um website é uma acção praticamente incontornável nos dias de hoje. Não estar presente na Internet pode ser um grande erro. Os empresários devem lembrar-se que a utilização da web está a crescer e que muitos consumidores procuram novos produtos e empresas online.

Associações e parcerias: O isolamento não é a melhor estratégia. Estabelecer parcerias e cooperar pode ter bons resultados, nomeadamente na realização eventos conjuntos, em que as despesas são partilhadas.

Feiras: A participação em feiras permite às PME darem-se a conhecer e divulgarem os seus produtos a potenciais clientes que se dirigem a estes certames em busca de produtos específicos ou de determinado sector.

Acções sociais: Disponibilizar-se para participar em acções sociais é uma forma de se divulgar junto da comunidade, veiculando uma boa imagem da empresa.

Sobretudo é funfamental que a nossa empresa seja lembrada!
Negócio que se esquece morre. Mantenha o seu vivo e activo…

Faça por ser visto, divulgue o seu negócio.

Bons negócios.

Texto de Nuno Batista. Fonte: Edições Dashöfer.

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