Fidelização

Para algumas empresas, o aspecto mais importante é a produção do produto/serviço em si. Isto é, dão mais relevância ao produto e às suas vendas, esquecendo-se que, afinal, os consumidores/clientes são os protagonistas do sucesso de um negócio.

Já vai longe o tempo em que as empresas tinham como certas as vendas dos seus produtos.

Actualmente e, com o evoluir dos tempos, apareceram novas empresas e novos produtos, criando um mercado concorrencial bastante forte. Por outro lado, face ao leque de escolhas que têm, os consumidores também estão mais exigentes. Daí a necessidade de as empresas focarem a sua atenção nos clientes ou nos potenciais clientes.

Para estar à frente no mercado, as empresas têm de dar ao cliente aquilo que ele deseja ou precisa. Para isso, é importante a realização de análises de mercado e de estudos do perfil dos consumidores.

Assim e após cativarem o cliente, é imprescindível manter esse cliente fiel à nossa marca. Uma grande parte dos empresários não sabe manter os clientes: desenvolvem-se campanhas de marketing para atrair novos clientes e os que já o são ficam esquecidos e são dados como adquiridos – o que por vezes, nem sempre acontece.

Face ao desligamento da marca, os consumidores tendem a procurar outra imediatamente, sem qualquer receio. Mais importante que angariar mais clientes, é conseguir manter os que já confiam em nós.

Prémios, brindes, descontos, etc, são formas de manter o cliente próximo dos nossos produtos. Obviamente que, apesar de todas as ofertas, os produtos/serviços vendidos não podem descurar na qualidade nem na necessidade do cliente. Pode parecer que investir na realização de um programa de fidelização é demasiado complexo e dispendioso.

No entanto, basta apostar num bom relacionamento entre a empresa e o cliente (bom atendimento, disponibilidade para reclamações e sugestões, etc) para que a relação comercial dure para sempre.

Boas vendas!

Fonte: Edições Dashöfer, adaptado por Nuno Batista

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