Existem empresas que não usam computador

Na era das tecnologias de informação pode parecer estranho que ainda existam empresas que não utilizam computadores. Mas é verdade.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de utilização de computador das empresas portuguesas com dez ou mais trabalhadores era de 94,6% em 2006. O que significa que uma em cada vinte empresas não usa computador. A taxa sobe para 6,2% nas empresas que têm entre 10 e 49 trabalhadores. Avança o Diário de Notícias.

Para quem usa diariamente o computador, estes dados parecem irreais, dado que as novas tecnologias têm o poder de facilitar o nosso trabalho em todos os aspectos: arquivo, comunicação, cálculos, bases de dados, etc.

O e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas por quem lida constantemente com o computador – poder enviar mensagens em tempo real, enviar ficheiros ou documentos urgentes são as vantagens deste meio, visto que pelo correio tradicional demorariam entre um a dois dias se fosse para território nacional ou mais se fosse para o estrangeiro.

No estudo do INE, o correio electrónico é utilizado por 84% das empresas com 10 ou mais trabalhadores (esta percentagem atinge 100% nas empresas com mais de 250 trabalhadores).

No que diz respeito ao acesso à Internet, 83% das empresas possui ligação, embora somente 35,5% possuam um website, o que actualmente não é muito positivo para o marketing da organização: tudo o que existe está na Internet, é neste meio que as empresas se dão a conhecer. Daí que estar na Internet é um passo para o sucesso.

A tecnologia mais utilizada no que se refere à ligação à Internet é a DSL: 63,3% das empresas que acedem à rede, recorrem a este tipo de ligação, enquanto o modem analógico é utilizado por cerca de um quarto das empresas com ligação à Internet.

Se analisarmos a utilização das novas tecnologias de acordo com os sectores existentes, a pesquisa conclui que as ligadas à Construção apresentam as menores percentagens de utilização de tecnologias: 76% utilizam computador; aproximadamente 69% utilizam e-mail; cerca de 70% acedem à Internet e apenas 17% têm website.

Publicado em New@This por Nuno Batista.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: