Mensagens de Marketing: direccionar!

Para que as estratégias de marketing resultem, é necessário conhecer o público-alvo, nomeadamente as suas preferências e o seu modo de pensar. A mesma mensagem não chega de igual forma às várias pessoas, por isso a segmentação de mercado é essencial para a eficácia da mensagem que uma empresa quer passar.

As pessoas têm várias formas de pensar e de agir perante situações específicas. Para além disso, as características pessoais de cada indivíduo são também um factor importante na recepção de uma mensagem de marketing. Obviamente, que é difícil delinear o perfil de cada membro do nosso público-alvo, no entanto, é possível segmentar o mercado para direccionar a mensagem, com o objectivo de agrupar todos aqueles que possuem, basicamente, as mesmas características pessoais.

É neste contexto que surge nos EUA o «Neuromarketing»: trata-se de na segmentação de mercado feita com base naquilo que as pessoas pensam. Através de vários estudos científicos, criou-se um método designado Thinking Indicator (indicador de pensamento).

Neste método são apresentados 18 pares de palavras para comparação. Por sua vez, realiza-se um mecanismo neurológico que dispara duas representações mentais, uma para cada par de palavras. A representação que a pessoa prefere origina um sinal neurológico mais forte. Este é um processo electroquímico do cérebro que controla a resposta do indivíduo em relação a certos estímulos. É esta resposta que mostra a forma como a pessoa processa no seu cérebro a informação que recebe.

Torna-se, assim, mais fácil para o emissor, desenvolver mensagens que vão ao encontro das preferências de cada um. Assim, através de um questionário, as empresas podem personalizar as suas mensagens de marketing e desenvolver uma base de dados que irá permitir o cruzamento de várias informações acerca dos seus clientes ou potenciais clientes.Encontra-se, ainda, em fase de pesquisa, o mecanismo cerebral que permite a escolha de um determinado produto.

Quando essa descoberta acontecer, será mais fácil para as empresas criar o produto ideal e a campanha publicitária mais eficaz.

Fonte: Mundo do Marketing

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: