Empresa lucrativa com equipas integradas

Para que uma empresa seja produtiva, é necessário que as pessoas que aí trabalham desempenhem da melhor forma a sua função. Daí que, cada vez mais, as organizações invistam no fortalecimento das suas equipas de trabalho.

Estimular os colaboradores a desenvolverem projectos e ideias em grupo, é essencial para o bom funcionamento da empresa: o objectivo do trabalho em equipa é reforçar o plano estratégico da organização, através do desenvolvimento, em conjunto, de ideias e soluções para os problemas que existem.

Por sua vez, as equipas devem incluir colaboradores de áreas diferentes, para que, durante uma discussão de trabalho, nenhuma das áreas seja esquecida, durante a viabilidade de um determinado projecto.

É importante explicar aos funcionários a relevância da pesquisa e do trabalho em equipa. A interacção entre os vários departamentos permite o preenchimento de lacunas que, possivelmente, teriam escapado, caso o trabalho estivesse a ser feito só por um colaborador. Afinal, “várias cabeças pensam melhor do que uma”.

Em cada equipa de trabalho deve existir um líder que faça o ponto de situação entre os vários mediadores e ajude a melhorar o feedback entre as várias áreas da empresa. O trabalho em equipa é utilizado para que todos possam contribuir para uma maior produtividade e, por outro lado, para melhorar o ambiente de trabalho. Por isso, é essencial resolver pequenas “quizilas” que possam existir entre alguns colaboradores, antes de se iniciar trabalhos em equipa, dado que existem pessoas que não conseguem separar questões pessoais de questões de âmbito profissional.

A discussão em grupo faz com que todos se sintam responsáveis pelas medidas tomadas, não sendo ninguém, em particular, “culpado” pelas decisões. Todos têm uma palavra a dizer.

Contudo, o gestor deve ter presente que é necessário haver respeito pelos colegas de trabalho, pois este é um factor determinante para realizar trabalhos em grupo: melhorar o desempenho, obter lucros e superar as expectativas da chefia, só serão possíveis se existir mútuo respeito.

Fonte: RH Brasil. Publicado em New@This por Nuno Batista.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: