Como prolongar a sua carreira?

Infelizmente, encontrar um emprego que corresponda às nossas expectativas, é cada vez mais difícil. Por isso, é essencial conservar o trabalho que temos. Para isso, a gestão de carreiras é imprescindível e necessária.

No entanto, existem alguns aspectos que podem ajudá-lo (a) a conservar o seu emprego por mais uns tempos.

Todos temos consciência de que a elaboração de um curriculum vitae, a elaboração de uma carta de apresentação, a preparação para a entrevista, a escolha da roupa, ocupa um lugar de destaque no candidato a um emprego. Contudo, o cuidado se assume tão eficaz, quando se trata de manter o emprego que temos.

Dados demonstram que são necessários em média 15 meses para encontrar o emprego ideal, pelo contrário são apenas suficientes alguns erros para o perder.

Um deles, cometido regularmente, é não saber trabalhar em equipa: aprenda a expor as suas ideias e a ouvir as dos outros, sem levantar problemas. Lembre-se que duas cabeças pensam melhor do que uma.

Outro aspecto a ter em conta são os prazos estipulados. Se não quer comprometer o seu trabalho, cumpra os prazos que lhe foram dados. A realização de um negócio, ou o trabalho de outros pode ser atingido pelo seu incumprimento.

Relacione-se com os seus colegas – não se isole: participe em convívios, almoços e festas. É importante, também, que não tenha medo de expor os seus projectos. Arrisque. Talvez seja promovido(a).

Quando entrar no local de trabalho, seja discreto. Evite discutir política, religião e futebol. Por serem temas complexos e que podem exaltar os ânimos, a sua discussão deve ser feita entre família e amigos.

Por fim, não descure da sua imagem. Tenha uma aparência cuidada, porque, embora a competência não esteja na aparência, actualmente a imagem conta muito.

Obviamente que estes aspectos variam consoante a empresa onde trabalha, o nível de experiência e de relacionamento com os seus colegas e superiores hierarquicos.
Estes são alguns elementos importantes para conseguir preservar o seu emprego.
Agora, é só acrescentar vontade de trabalhar, iniciativa e esforço.

Bom trabalho!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: