Conheça as intenções de compra dos consumidores portugueses para 2008

A melhoria do moral dos consumidores europeus prevista pel’O Observador Cetelem há um ano confirmou-se. Avaliada numa escala de 1 a 10, a nota do moral atinge actualmente 4,9 contra os 4,7 de 2007. Portugal, apesar de ser o país mais pessimista de entre os 13 estudados, mostra também uma orientação para o consumo. 70 por cento dos portugueses revelaram uma intenção de aumentar o consumo nos próximos 12 meses, apesar de só 13 por cento confessarem que conseguem poupar.
A avaliação da situação de Portugal piorou em 2007, passando de 3,3 para 3,1. Em Portugal na Hungria (3,7), e na Polónia (4,1), o moral é inferior à média europeia, mas com tendência a melhorar em 2008 (3,5 no caso de Portugal).
Relativamente às intenções de compra, enquanto pela Europa fora explodem, Portugal apresenta um dos índices mais baixos e a população mostra um sentimento geral de diminuição do poder de compra. Os electrodomésticos, a bricolage, os telemóveis, os computadores e as motos são os cinco sectores que contrariam a tendência e progridem.
O consumo de mobiliário pelas famílias portuguesas cresceu um ponto percentual, em 2007, para os 1.031 milhões de euros. De acordo com O Observador Cetelem, este resultado é satisfatório, uma vez que se verificou uma redução dos preços médios em quase todos os artigos. Apenas os preços médios de quartos infantis (164 euros), escritórios (130 euros), iluminação (57 euros), casa de banho (72 euros) e artigos de ménage e decoração (12 euros) aumentaram.

Conheça as intenções de compra para 2008 descarregando o artigo completo em Intenções de Compra

Fonte: Revista Revismarket. Publicado em New@This por Nuno Batista.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: