Negociação: Opte pela envolvente correcta

Toda a envolvente de uma negociação é essencial ao sucesso da mesma. Não caia no erro de descurar algum tipo de pormenor, pois isso irá reflectir-se na imagem que passa de si e da sua empresa, prejudicando certamente o resultado esperado.

Tenha, por isso, em atenção os aspectos físicos do espaço onde vai decorrer a negociação: iluminação, cor, assentos confortáveis, ar condicionado e telefone para comunicação com o exterior.

Tente adequar o seu estilo – clássico, casual, arrojado, inovador – ao interlocutor. E lembre-se que o estilo a adoptar passa ainda pela apresentação das ideias. O uso adequado de projecções em PowerPoint ou qualquer outro sistema informático, a entrega de dossiers personalizados ou de outro tipo de material são pormenores que ajudam a conquistar pontos.
A linguagem utilizada ao longo da negociação deve ser adequada às circunstâncias. Domine todos os termos técnicos referentes ao assunto que se encontra em cima da mesa.
Por último, mostre clareza na apresentação dos argumentos e na organização da exposição das ideias.Vai ver como os resultados obtidos numa negociação serão mais positivos para si e para a sua empresa.

Fonte: INV. Publicado em New@This por Nuno Batista.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: