Empresas obrigadas a controlar o peso dos seus colaboradores

Pode parecer uma medida um pouco estranha, se tivermos em conta que os japoneses são conhecidos pelos hábitos de vida saudáveis e pelos elevados índices de longevidade.

Mas a verdade é que estas ideias pré-concebidas estão realmente a mudar. Tanto, que o Governo Japonês decidiu obrigar as empresas do país a controlarem a medida da cintura dos colaboradores que tenham mais de 40 anos de idade.

O objectivo é evitar o aumento do número de japoneses com peso acima do normal.Assim, os colaboradores do sexo masculino que tenham a medida da cintura superior a 85 centímetros, tal como as mulheres que tenham mais de 90 centímetros de cintura serão considerados grupos de alto risco. De acordo com os especialistas japoneses estas pessoas são portadoras da síndrome metabólica.

Isto significa que estes funcionários têm uma maior probabilidade de vir a sofrer de problemas cardíacos, tensão alta ou, em casos mais graves serem alvo de um AVC.

A síndrome metabólica foi identificada em 2005 por investigadores de várias especialidades médicas – diabetes, obesidade e arteriosclerose – que, em conjunto, estabeleceram um padrão, por forma a controlar os comportamentos de risco.

A obesidade, o sedentarismo e uma alimentação pouco saudável são factores responsáveis pelo aumento do colesterol e, por conseguinte, de doenças cardio- vasculares. Após as empresas sinalizarem os casos mais importantes, os colaboradores deverão ser vistos por um médico que lhes fará um plano, com o objectivo de mudar os seus hábitos de vida: a alimentação saudável e o exercício físico são dois dos aspectos essenciais que os funcionários deverão incluir na sua rotina diária.

Reduzir em 10% o número de colaboradores com peso acima do normal nas empresas, é a meta que o Executivo japonês estipulou até 2012.

Apesar de algumas empresas se mostrarem surpreendidas com esta medida, a verdade é que no Japão tem vindo a aumentar o número de pessoas obesas.

Recorde-se que neste país, as doenças cardiovasculares são a segunda causa de morte mais frequente, ultrapassada apenas pelo cancro.

A nova medida do Governo entra em vigor já no mês de Abril de 2008.

Publicado em New@This por Nuno Batista

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: